Noite da Alma - Booktrailer

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Pentagrama Esotérico - Parte II -

O Pentagrama Esotérico
- Parte II -

O Pentagrama Esotérico é um símbolo e instrumento de meditação e trabalho interior.
Contudo, para que possa ser considerado um Pentagrama Esotérico é necessário que a estrela de 5 pontas se encontre devidamente paramentada com os símbolos sagrados.
No Pentagrama Esotérico, também conhecido por Pentalfa Gnóstica ou Estrela Flamígera, encontra-se resumida toda a Ciência da Gnose (conhecimento superior, interno, espiritual ou mesmo iniciático).O Pentagrama por si só expressa o domínio do Espírito sobre os Elementos da Natureza pelo que ao signo do Pentagrama chama-se igualmente Signo do Microcosmo, representando o que os rabinos cabalistas do Livro do Zohar (complemento místico do Torah, os cinco livros de Moisés) denominavam de Microprosopio.
- Espírito sobre a Matéria -

Como foi visto anteriormente, a história do pentagrama remete para a antiguidade pelo que já era usado pelos egípcios, tendo sido posteriormente altamente considerado pelos druidas sob a forma de uma estrela regular de cinco pontas chamada “pé dos druidas”.
- Réplica de Pentagrama Druida -

Para Pitágoras, o Pentagrama era o símbolo do himeneu celeste: a fusão da alma com o Espírito. Ele dava ao número 5 o nome de “número do homem no microcosmo”.
Entre os primeiros cristãos, o pentagrama representava Cristo, outra designação do Alfa e Ómega, do começo e do fim.

Os alquimistas medievais recorriam à estrela de 5 pontas como sinal da Quinta Essência, o quinto elemento, o éter-fogo ou, ainda, o Espírito Santo. É o sinal do Verbum Dimissum (a Palavra Perdida).
- Quinta Essência -

Giordano Bruno (Filósofo, Padre, Cosmologista e Ocultista Italiano do séc.16) considerava o número 5 como o número da Alma por ser de igual e desigual, de par e ímpar.
- Giordano Bruno -

O Pentagrama foi ainda associado ao grau de Mestre Eleito da Maçonaria, no rito Escocês.
Por fim, no Pentagrama Esotérico estão inscritas as proporções exactas do Athanor (fornalha permanentemente incandescente usada na Alquimia que tinha o condão de manter uma temperatura constante), essencial à realização da Grande Obra.
- Athanor -

O símbolo do Pentagrama Esotérico, tal como utilizado pelos estudantes gnósticos nas suas práticas de Magia Cerimonial, é bem conhecido em toda a tradição ocultista, especialmente por causa do famoso livro de Eliphas Levi, “Dogma e Ritual de Alta Magia”.

Contudo sabe-se que não foi o Mestre Levi quem criou, ou "inventou", este símbolo mágico. Durante muitos anos o Pentagrama Esotérico foi conhecido como o "Pentagrama de Goethe", pois este o mencionou em sua obra, “Fausto”.
- Eliphas Levi -

Este símbolo chegou aos dias de hoje graças aos 3 principais discípulos do Abade Trithemo, o verdadeiro criador do Pentagrama Esotérico. Esses discípulos foram: Paracelso, Cornélio Agrippa e o lendário Doutor Fausto de Praga.

Contudo, o Pentagrama Esotérico deve a sua fama mundial à publicação do “Dogma e Ritual de Alta Magia” de Levi.

Posteriormente, Samael Aun Weor chegou a realizar 3 correcções neste símbolo: Ele agregou a estrela de 6 pontas, o hexagrama (pois o hexagrama é um dos símbolos do Deus Parvati, o Regente do Elemento Ar, assim como o Cálice representa a Água, o Cajado a Terra e a Espada o Fogo); alterou a palavra hebraica "Eva" e a substituiu por "Jeová"; e finalmente endireitou o cálice, que originalmente estava inclinado (como podemos notar no livro de E. Levi), colocando-o numa posição que considerou ser mais correcta, de pé. Dizia o Mestre Samael que o Pentagrama ficaria assim completo em suas representações cosmogónicas e elementais.
- Pentagrama de Eliphas Levi -  
- Pentagrama de Samael Aun Weor –

O Pentagrama Gnóstico é a figura humana com quatro membros e uma ponta superior única, que é a cabeça, sendo o Signo da Omnipotência Mágica.
- O Pentagrama e o Homem -

O melhor “eléctrum” é uma estrela flamígera com os sete metais que correspondem aos sete planetas. Estes metais são:


METAL

PLANETA

Prata

Lua

Mercúrio

Mercúrio

Cobre

Vénus

Ouro

Sol

Ferro

Marte

Estanho

Júpiter

Chumbo

Saturno

No Pentagrama Esotérico encontramos símbolos sagrados, astrológicos, astronómicos, cabalísticos e numerológicos de alta transcendência, os quais representam as diversas forças e poderes que o Mago deve manipular para sua protecção, auto-conhecimento e auto-realização.

Palavras Hebraicas do Pentagrama Esotérico

1. Termo Hebraico: Iod-He-Vau-He
Tradução: Um dos nomes sagrados de Deus, que pode ser traduzido por Jeová.
Significado: Significa a Hoste dos Elohim que criaram o Universo por meio da Energia Criadora. É a Inteligência no Macrocosmo. Adam-Kadmon, o Adão Cósmico.

2. Termo Hebraico: Adam
Tradução: Adão
Significado: Neste caso representa o Homem Solar, a família dos Pítris, os nossos antepassados que formaram a Raça Adâmica, os Deuses encarnados na Terra, representando a Inteligência no Microcosmo.

3. Termo Hebraico: Pachad
Tradução: Sexto grau iniciático entre os místicos muçulmanos
Significado: Significa o domínio físico, emocional e mental, que sucede o sétimo e último grau, o de Súfi.

4. Termo Hebraico: Kaphir
Tradução: Um dos nomes assignados a Geburah
Significado: Marte e todos os seus atributos esotéricos tal como é tido na Cabala.

Estas quatro palavras, que também têm uma aplicação como nomes de poder, são para o Pentagrama um ponto medular na Magia Cerimonial.

Em última instância o Pentagrama Esotérico é um veículo de força Crística, representando desta forma o Verbo.


* Sophia C.

0 comentários:

Enviar um comentário